Entenda o que é DIMOB e como funciona
(46) 3220-6081
widesys@widesys.com.br

Entenda o que é DIMOB e como funciona

É no mês de fevereiro faz entrega da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) à Receita Federal, para não pagar multa é preciso conferir bem os dados antes de enviá-los a receita.

O Widesys iMóbi irá montar todas as informações do Dimob, e gerar um arquivo para que você faça o envio diretamente para a Receita Federal.

O que é DIMOB?

Criada em fevereiro de 2003, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias é um dos meios usados pela Receita Federal para fazer o cruzamento dos dados dos contribuintes para a fiscalização do Imposto de Renda (IR). Esses dados são referentes às atividades de comercialização e locação de imóveis, ocorridas ao longo do ano anterior.

A declaração deve ser entregue pela Internet, por meio do programa Receitanet, da Receita Federal.

Quem deve entregar DIMOB?

Por se tratar de uma declaração referente às ações de comercialização e locação de imóveis devem entregar a DIMOB imobiliárias, pessoas jurídicas e equiparadas que:

  • Comercializaram imóveis que construíram, lotearam ou incorporaram para esse fim;
  • Intermediaram compra, alienação ou aluguel de imóveis ou ainda a sublocação;
  • Envolvidas com atividades de construção, administração, locação ou alienação do próprio imóvel e de seus condôminos ou sócios.

Prazo para entregar DIMOB e multas

O prazo de entrega da DIMOB é até o último dia de fevereiro. Declarações entregues depois do prazo geram multas de R$ 500,00 por mês-calendário. Para informações incorretas ou omitidas será cobrado multa de 5% (com valor mínimo de R$ 100,00) do valor das transações comerciais.