10 razões pelas quais você precisa de um CRM
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10 razões pelas quais você precisa de um CRM

Widesys CRM imobiliário, funil de vendas e dashboard

O foco aqui é seu cliente, afinal, sem clientes não há faturamento e, consequentemente, não existe negócio, concorda? Uma das formas mais eficientes de garantir que você mantenha-se competitivo no mercado é tendo foco em um relacionamento longo e duradouro com os clientes que consomem seus produtos ou serviços.

Antes de ler avisamos que esta não é uma lista exaustiva de razões. Há muitas razões para usar um CRM, vou simplesmente listar algumas que acredito ser útil ou as que eu tive experiência no passado, espero ajudá-lo chegar à conclusão de que se você tem um negócio, então você precisa de um CRM.

Vamos para as dicas, mas antes vou explicar brevemente o que é esse tal CRM. Mais que uma ferramenta comercial, CRM é um processo de negócio otimizado para a melhoria do desempenho da força de vendas. A sigla de “Customer Relationship Management” ou “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes” combina processos, tecnologia, informação e estratégia num único lugar. Assim, sua empresa tem total controle das oportunidades de vendas existentes.

Um estudo feito pela Escola de Negócios de Harvard demonstrou que as empresas sem uma adequada gestão de vendas, perdem até 50% de sua clientela em até cinco anos. Atenção: não se trata de negociações perdidas (por preço, condição ou produto), e sim de clientes abandonados - que se perderam entre papéis, planilhas e desorganização das empresas.

10. Sua memória não é infinita

Eu sei que você pensa que tem tudo sob controle, mas eu posso afirmar por experiência pessoal que tudo nem sempre funciona como esperado. Claro, você pode ser capaz de manter 10 ou 20 negócios em sua memória e rascunhos, mas chega um ponto em que você apenas não pode controlar todos eles. Você realmente vai limitar o seu negócio, quais as informações que você é capaz de armazenar? Se você só pode gerenciar 15 clientes simultâneamente saiba que você limitou o seu negócio de crescer. Com um CRM você pode armazenar e gerenciar centenas de clientes, o crescimento do negócio não será mais limitado pelo cérebro que mal consegue lembrar onde colocou as chaves do carro.


9. Os e-mails são descentralizados

Passei muitos anos convencido de que minha caixa de entrada era a solução infinita. Quer dizer, eu poderia filtrar e encontrar praticamente tudo, o que mais eu poderia querer! Mas eu comecei a perceber algumas coisas, eu estava tendo problemas para armazenar e sincronizar o meu e-mail em todos os meus dispositivos, minha caixa de entrada foi rapidamente crescendo em tamanho e espaço de armazenamento que tornou-se incontrolável. Você nunca vai se lembrar de copiar a equipe em cada e-mail enviado. O e-mail ajuda é claro, mas não é uma boa solução sozinha, sua equipe pode rapidamente se perder na comunicação e seus clientes sofrem. Um CRM coloca todas as informações e toda a comunicação em um único local, nada se perde e você pode ver e compartilhar com o resto da sua equipe.


8. Você precisa de métricas

Você sabe quantos negócios ganhos ou perdidos teve na semana passada, mês ou ano? Métricas são fundamentais para o seu crescimento e o sucesso do negócio. Você pode pensar que pode descobrir coisas legais com alguma fórmula em uma planilha do Excel, mas é assim que você quer fazer as coisas? Meu palpite é que seu tempo é mais valioso do que isso, e as chances são altas que você vai cometer um erro em seus cálculos de qualquer maneira. O CRM vai lhe dar métricas instantâneas em dezenas de aspectos do seu negócio, e você não tem que fazer nada. Com um CRM você pode realmente melhorar as métricas, garanto que você nunca mais vai olhar para trás.


7. Os status são importantes

Sabe quais os clientes estão prontos para um retorno rápido? Um CRM em seu nível mais básico permite que você veja esses status. Toda vez que você faz uma chamada, envia um e-mail ou entra em contato com esse cliente ou prospect você pode atualizar seu CRM com seu status atual. Então, como a sua memória não é infinita (como dito anteriormente), você vai ser capaz de analisar e ver exatamente onde cada cliente está no processo de vendas. Não mais se perguntando como esta cada negociação. A pessoa responsável pela venda pode sair e outra pode retomar a negociação de forma transparente.


6. O histórico é importante

Se você sempre quis saber o histórico de um determinado cliente, o fluxo de comunicação entre você e ele ou da sua equipe, então você precisa de um CRM. Sistemas de relações com o cliente ajudam a manter todas as conversas em um lugar só e você pode rapidamente olhar para trás e ver como as coisas evoluíram. Não pode ser ignorado sobre o porquê um determinado cliente está insatisfeito, acompanhe o progresso de um cliente e sua comunicação, bem como atendimentos e respostas de sua empresa. Você vai ser capaz de salvar mais clientes e aprender com seu histórico.


5. Nunca perca seus dados

Se você usar blocos de notas, calendários e outros sistemas para armazenamento de seus dados são grandes as chances de que você vai perdê-lo em algum momento. Armazenar tudo em seu laptop? Ele pode ser roubado. Um CRM baseado na nuvem permite proteger de forma eficaz que seus dados sejam roubados ou perdidos. Claro que os servidores, discos rígidos podem falhar, mas com os backups diários realizados você nunca perderá seus dados e esse é apenas um dos benefícios de um CRM em nuvem.


4. Prever o futuro

Todo mundo quer saber o futuro. Se ao menos houvesse uma maneira de saber. O Widesys CRM por exemplo ajuda você com isso. Agora é claro que um CRM não pode prever o futuro com 100% de precisão (não é uma bola de cristal), mas um bom CRM pode dar-lhe uma expectativa razoável do futuro com base em performances e acontecimentos passados. Se o seu histórico é armazenado corretamente em seu CRM (isso é muito importante), em seguida essa informação é utilizada para lhe dar uma boa ideia do que está por vir. Você pode ver o funil de vendas do seu negócio e ter uma sensação bastante precisa sobre o quanto de negócios você pode esperar para os próximos dias.


3. Controle as suas tarefas e eventos

Calendários são importantes, muito importantes. Você nunca vai ser capaz de manter o controle de todas as tarefas que você precisa executar sem um bom sistema. O CRM irá ajudá-lo não só manter o controle de todas as tarefas e todos os eventos, mas também relacioná-los com o cliente em potencial. No caso do Widesys CRM ele fornece um sistema de calendário que permite que você veja todas as suas tarefas e eventos e também dos companheiros de equipe. Além disso, você tem um painel que lhe dá uma visão geral das próximas tarefas e eventos com todos os seus contatos. Precisa de acesso em qualquer lugar? Widesys CRM fornece uma incrível interface móvel para fornecer acesso instantâneo. Claro, existem aplicativos de calendário dedicados e software de gerenciamento de tarefas que você pode usar, mas o objetivo é mais do que apenas gestão de tarefas. O objetivo é relacionamentos. O CRM vai se relacionar essas tarefas com seus contatos, negócios, ou empresas, onde tudo funciona em conjunto.


2. Ser organizado

Você pode afirmar que pode gerenciar seu negócio usando e-mail, sistemas de gerenciamento de tarefas e sistemas de calendário, mas você vai aprender coisas sobre o seu negócio, detalhes que você não os via antes. A chave é organização, Widesys CRM fornece uma plataforma incrível para ajudar as empresas a fazer exatamente isso. Seu negócio vai se tornar organizado e conforme seu negócio se organiza você vai começar a ver o sucesso. Ninguém tem a solução perfeita, mas estamos melhorando constantemente nosso CRM para torná-lo cada vez melhor ajudá-lo a chegar lá.

1. Sucesso

Um bom CRM vai te ajudar alcançar seus objetivos, pois fica clara a importância em manter uma relação positiva com o cliente, gestão de relacionamento é parte essencial para quem busca a excelência e o sucesso profissional ;)

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